Campinas, Sábado, 19 de setembro de 1998

Texto Anterior | Índice

FUTEBOL DE SALÃO
Torneio reúne 11 países
Mundial para cegos começa em Paulínia

free-lance para a Folha

Começa amanhã o primeiro Campeonato Mundial de Futebol de Salão para cegos e deficientes visuais, em Paulínia. São esperados cerca de 320 pessoas, entre atletas e comissão técnica, representando 11 países.
A competição é dividida em duas categorias: B1, para atletas totalmente cegos, e B2, para cegos parciais ou portadores de visão abaixo do normal.

O jogo
Sobre as linhas laterais da quadra é colocada uma parede de compensado ecológico para evitar que a bola e o atleta saiam da área de jogo.
A bola utilizada é a oficial, mas entre a câmara de ar e o couro são colocados algumas esferas metálicas que fazem barulho e direcionam os jogadores.
Para evitar choques violentos, a quadra é dividida hipoteticamente em três terços (partes) horizontais: no primeiro, o goleiro é quem orienta os seus companheiros; no segundo, o técnico. No terceiro, um "guia" fica atrás do gol adversário orientando os jogadores.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.