Campinas, Sexta-feira, 21 de Abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACONTECE
Campinas recebe o espetáculo "La Scarpeta"

KÁTIA ZANVETTOR
free-lance para a Folha Campinas

Entre os gestos e olhares do ator Ricardo Pucetti, Campinas vai presenciar um pouco da marcante arte de Nani Colombaioni (1921-99), o clown que deixou os palcos da Itália e do mundo no ano passado.
Do encontro entre o aluno e o mestre surgiu o espetáculo "La Scarpeta" que tem duas apresentações marcadas neste fim de semana, amanhã e domingo, na sede do Lume ( Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp), em Barão Geraldo.
Em comemoração aos 15 anos de existência do núcleo, o espetáculo é, como definiu Pucetti, o aperfeiçoar das técnicas rígidas do clown (um palhaço que descobre o cômico nas angústias). "Nani é a quarta geração de uma família de clowns. Seu papel neste século foi de um grande mestre que formou quase uma geração inteira de atores. Ele (Nani) descobriu esse espetáculo apenas me observando nas tarefas do cotidiano", disse Pucetti.
Pucetti, que está no Lume há 14 anos, se encontrou com Nani pela primeira vez em abril de 1997, na Itália, levando na bagagem anos de trabalho e pesquisa com o ator e idealizador do Lume Luís Otávio Burnier (1956-95).
Suas primeiras experiências no processo de descoberta de construção do clown, que ele chama de "personagem da humanidade", começaram por volta de 1983, quando ele chegou a Campinas. "Minha grande paixão era o palhaço. Eu o experimentava sozinho nas ruas de Campinas", contou.
Desse laboratório a céu aberto, Pucetti levou para o Lume o projeto de trabalhar o clown. A ligação entre a paixão e o conhecimento de Burnier deram início a essa linha de trabalho que resultou em peças consagradas como Cravo, Lírio e Rosa.
"Um princípio do Burnier era trabalhar com o que cada ator pedia. Ele foi quem de fato me lapidou para a técnica do clown".
O Lume, fundado em 1985, reúne hoje um grupo de sete pesquisadores. Além das peças e workshops, este ano o grupo deve publicar o terceiro número da "Revista do Lume", dois livros, e um CD-Rom. No segundo semestre, eles viajam para a Dinamarca e Califórnia para participar de festivais de teatro.

Espetáculo: "La Scarpetta"
Horários: amanhã, às 21h, e domingo, às 20h
Onde: Lume, rua Carlos Diniz Leitão, 150, Vila Isabel, Barão Geraldo, próximo à moradia estudantil
Informações: podem ser obtidas pelo tel. 0/xx/19/289-9869
Quanto: R$ 5 (estudantes) e R$ 10



Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Show: Dupla Sá & Guarabyra lembra velhos sucessos em Campinas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.