Campinas, Domingo, 24 de Setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FÁBIO SOARES
Doce lar

Nem só de glórias caseiras se sustenta uma boa campanha. A tese é válida somente quando se trata de um campeonato com turno e returno, sem finais. No atual Brasileiro, pode ser o caminho das pedras, por enquanto bem percorrido pela Ponte Preta, que fez do Moisés Lucarelli até agora uma La Bombonera "caipira".
O desempenho da Ponte em Campinas até agora beira a perfeição. São cinco vitórias, um empate, 16 dos 18 pontos ganhos, três gols em todas as partidas, saldo de dez a favor. Fora, são três derrotas, dois empates, dez gols sofridos, saldo de cinco contra.
O aproveitamento em casa só não é 100% porque a equipe sofreu dois gols no finalzinho do jogo contra o São Paulo, quando vencia por 3 a 1. De resto, vitimou América (3 x 1), Gama (3 x 0), Atlético- MG (3 x 2), Vitória (3 x 1) e Lusa (3 x 1).
Segundo a assessoria do Clube dos 13 -mentor intelectual da Copa João Havelange- não há cláusulas no regulamento limitando a capacidade do estádio-sede das partidas finais, como sempre acontece.
Como 12 clubes passam à segunda fase, é só manter a toada e depois se garantir em Campinas no mata-mata. Difícil é crer na cartolagem permitindo uma decisão no estádio da Ponte.
"De acordo com o regulamento, não há nada que impeça, mas o caso pode ser analisado mais para a frente. Os finalistas não vão querer decidir o título em um estádio pequeno." A frase de um assessor do Clube dos 13 não carece de legenda.
De qualquer forma, não vejo a Ponte indo tão longe. Não é esse o caso. O importante é discutir logo a possibilidade de um clube perder no momento decisivo do campeonato, provavelmente de forma arbitrária, seu principal trunfo durante a competição.
Santista que sou, advogo também em causa própria.

E-mail fluiz@folhasp.com.br


Texto Anterior: Futebol: Ponte Preta tenta obter a sua 1ª vitória fora de casa
Próximo Texto: Hipismo: Cavaleiros chegam hoje da Austrália
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.