Campinas, Domingo, 24 de Setembro de 2000

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Internautas no interior de SP não totalizam 7%

DA REDAÇÃO

Do total de moradores com telefone em casa pesquisados nas cidades de Campinas, Bauru, Ribeirão Preto e Santos, estima-se que somente 6,8% estão conectados à Internet.
Já, na região metropolitana de São Paulo, a estimativa de usuários sobe para 25%.
Os dados fazem parte de uma pesquisa feita pela Media Metrix, a maior empresa especializada na medição de audiência na Internet, que começa a atuar no Brasil.
A pesquisa brasileira da Media Metrix foi realizada em dez mercados brasileiros. São nove regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Recife) e no interior do Estado de São Paulo.
Nesses centros, a Media Metrix constatou que 17,9% das pessoas pesquisadas com telefone em casa estão na rede, um total de 5,5 milhões de usuários.
No entanto a diretora-geral da empresa no Brasil, Angela Marsiaj, afirma que, no total nacional, com base em informações internas da empresa, o número de usuários de Internet no país gira em torno de 8,6 milhões.
A pesquisa também revela que, entre os internautas brasileiros, 56,72% são homens e 43,28%, mulheres.
A maioria, 63%, pertence às classes A e B. Quanto à idade, a maioria -32,54%- fica na faixa de 18 a 24 anos.
Ainda segundo o levantamento, o grande boom da Internet no país teve início no fim de 1997.
Dos entrevistados nas dez regiões, 78,5% responderam que se conectaram à rede nos últimos três anos.

Perfil nas regiões
Entre os usuários da rede das cidades pesquisadas pela Media Metrix no interior, os campineiros registram o maior índice de internautas que possuem assinatura regular de um jornal (77%).
Dos ribeirão-pretanos conectados, apenas 15% têm assinatura de algum jornal.
As cidades de Santos e Bauru empatam em índice de moradores que estão na Internet e assinam jornal: 55%.
Os campineiros também lideram entre os internautas do interior que possuem assinatura de TV a cabo, com 94%.
Os usuários da rede de Bauru registram o menor número de assinaturas de TV a cabo, com 19,1%, e os de Ribeirão Preto somam 23%. Já os de Santos, que utilizam Internet, 66% também têm assinatura de canais a cabo.

Vida Social
Os internautas de Campinas também registram altos índices quando o assunto é sair de casa. Dos entrevistados, 83% foram ao cinema em um prazo de 30 dias antes da pesquisa e 86% saíram para jantar.
Mas os internautas de Bauru ganham no quesito jantar fora: 89% foram a restaurantes no período de um mês anterior à pesquisa e 17% foram ao cinema.
Dos usuários de Santos pesquisados pela Media Metrix, 66% assistiram a um filme no cinema e 77,8% saíram para jantar.
Entre os moradores de Ribeirão Preto conectados, somente 34% disseram ter ido ao cinema no último mês e 26% foram a restaurantes no mesmo período.

Popularização
O Banco do Brasil iniciou, no último dia 11, uma campanha de popularização da Internet em todas as suas agências.
Com um investimento de R$ 2 bilhões, o banco pretende financiar a compra de microcomputadores e celulares Wap.
O valor mínimo para o financiamento é de R$ 200 e o máximo chega a R$ 5.000.
A taxa de juros é de 2,5% ao mês e o prazo de pagamento é de até 24 meses. O financiamento pode ser de 100% do valor do micro ou do celular.
Segundo o banco, a campanha também tem o objetivo de disseminar o uso da Internet em operações bancárias. No entanto o site do banco (www.bancobrasil.com.br) informa que a campanha só vale para correntistas. Com isso, só na primeira semana, o banco recebeu 450 propostas de abertura de contas e 46 foram regularizadas. (LD)

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