Campinas, Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Doses começam a ser aplicadas em 250 postos no dia 5; um caso da doença foi confirmado em Campinas
DIR vacina 3 milhões contra a febre amarela em 42 cidades da região

Frâncio de Hollanda/ Folha Imagem
Maria do Socorro de Moraes Nobre, 28, com seu filho Gabriel, de 8 meses, aguarda para receber vacina


RAQUEL LIMA
free-lance para a Folha Campinas

Cerca de 3 milhões de pessoas deverão ser vacinadas contra a febre amarela nos 42 municípios da DIR-12 (Direção Regional de Saúde) de Campinas.
A campanha de vacinação em massa começa no próximo dia 5.
O número de doses e os municípios cobertos pela campanha foram definidos ontem em uma reunião da CIR (Comissão Intergestores Regional) em Campinas, cidade que tem um caso confirmado da doença.
Outros cinco casos suspeitos foram registrados na região.
Foram pedidas 3,5 milhões de doses da vacina contra a febre amarela para a Secretaria de Estado da Saúde. Os lotes devem chegar no início da próxima semana.
"Não há nenhum risco de uma epidemia. Queremos aproveitar o momento em que há uma conscientização da população sobre a doença", disse a diretora técnica interina da DIR-12, Regina Maria Lara Campos.
A campanha deve durar, no mínimo, um mês. Todos os postos de saúde dos 42 municípios vão aplicar as doses, o que representa cerca de 250 unidades.
Todas as pessoas, a partir de 9 meses de idade, devem ser vacinadas. Antes do início da campanha, a recomendação é para que apenas as pessoas com viagens marcadas para as áreas endêmicas -Norte e Centro-Oeste do país e o Estado do Maranhão- procurem a vacina nos postos.
O ministro da Saúde, José Serra, recomendou ontem em Campinas que toda a população tome a vacina, mesmo quem não vai viajar para as regiões endêmicas.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da DIR-12, Maria Filomena Gouveia, as doses contra a febre amarela vão entrar na vacinação de rotina após a campanha.
As equipes de saúde também vão realizar um trabalho de combate à dengue no período.
"Estamos mais preocupados com a dengue do que com a febre amarela", disse o secretário municipal da Saúde de Campinas, Igor Del Guércio.
A DIR-12 registrou 48 casos de dengue na região, sendo 13 confirmados (leia texto nesta página).
Já os trabalhos educativos e preventivos contra a febre amarela também serão intensificados.

Outras regiões
A DIR-20, de São João da Boa Vista, vai reunir hoje os coordenadores de saúde dos 21 municípios que o órgão abrange para discutir a possibilidade de aumentar o número de unidades de vacinação contra a febre amarela.
Atualmente, dez centros de saúde aplicam as doses.
Segundo a DIR-20, cada município deverá estabelecer a própria estratégia de vacinação.
De acordo com a DIR-15, não está prevista vacinação em massa contra a febre amarela na região de Piracicaba, onde não havia casos registrados até ontem.


Veja abaixo a lista das cidades que terão vacinação


Próximo Texto: Incêndio: Prefeitura vai multar o Pão de Açúcar
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.