Campinas, Domingo, 27 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Índice

HISTÓRIAS
Nova era

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
da Folha Ribeirão

Volto das férias para saudar a campanha do Botafogo de Ribeirão na Série B do Brasileiro. Encerrada no último dia 20, ela, que levará o clube de volta à primeira divisão nacional em 99, deu um colorido especial ao final de ano no interior de São Paulo.
Se em 96 e 97 o futebol andou em baixa em Ribeirão Preto, com o Botafogo rebaixado para a Série A-2 do Paulista e envolvido em escândalos administrativos, neste ano o torcedor pôde sair às ruas de cara limpa, com a camisa de seu time estampada no peito.
Mais ainda, a "roda" da elite do futebol nacional neste ano derrubou o Bragantino, exemplo de uma administração antiquada, trampolim político para tradicionais famílias, e içou o Botafogo, que tenta profissionalizar suas atividades.
Os três clubes que agora vão representar o interior no Brasileiro do ano que vem são mesmo os mais importantes: Botafogo, Ponte Preta e Campinas.
Esse trio deverá, de maneira saudável, reacender a rivalidade entre Campinas e Ribeirão Preto, dois importantes centros do esporte no Brasil.
O importante para 99 será entrar em campo para vencer, consciente de que não se pode voltar ao passado e que a distância entre "grandes" e "pequenos" já não é mais a mesma. Quantos grandes não vivem como pequenos hoje?

O êxito do Botafogo fortalece também as divisões intermediárias do Brasileiro e até do Paulista. Na Série A-2 do estadual em 99 teremos Ponte e o próprio Botafogo, que deve investir pesado para voltar à elite em São Paulo. Isso sem falar em outros clubes tradicionais, como Comercial e América. Parabéns, Botafogo.

E-mail: jafbombig@uol.com.br

José Alberto Bombig escreve aos domingos



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.