Campinas, Sábado, 28 de agosto de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGREJA
Obra é a primeira no Brasil e será aberta em 31 de dezembro
Basílica do Carmo terá a sexta 'porta santa' do mundo

MAURÍCIO SIMIONATO
da Folha Campinas

A Basílica do Carmo, em Campinas, é a primeira do Brasil a ganhar autorização do papa João Paulo 2º para construir uma "porta santa".
As portas santas fazem parte da tradição católica e representam a passagem para um futuro melhor. Existem apenas cincoportas santas construídas.
A Basílica do Carmo ganhou a autorização por ser agregada da Igreja Santa Maria Maior, na Itália, que também tem a porta. Na Itália, também existem portas santas nas basílicas de São Pedro, São Paulo e São João Latrão. Na Espanha, a única a ter a porta é a Igreja de Santiago de Compostela.

Ritual
A porta será fechada no próximo dia 12 de outubro e aberta à meia-noite do dia 31 de dezembro, na entrada do ano 2000.
O ritual litúrgico da igreja católica prega que todos os fiéis deixem para trás o milênio e os pecados ao passarem por ela.
"Quem passar pela porta receberá a indulgência plenária e será absolvido dos pecados", disse o pároco da Basílica, monsenhor Geraldo Azevedo.
Segundo o monsenhor Azevedo, as portas permanecem sempre fechadas e são abertas em anos jubilares (indulgência plenária concedida pelo papa em várias solenidades).
O ano 2000 é o jubileu do nascimento de Cristo e, segundo ele, toda a igreja se prepara para comemorar o novo milênio.
De acordo com Azevedo, os jubileus são parte da tradição dos antigos hebreus.
O primeiro jubileu foi aberto em 22 de fevereiro de 1300 pelo papa Bonifácio.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.