Campinas, Quinta-feira, 30 de Março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Doentes moram em Campinas, Sumaré e Americana; região soma 66 notificações, sendo 15 autóctones
Região tem 6 novos casos de dengue

free-lance para a Folha Campinas

A DIR-12 (Direção Regional de Saúde) de Campinas confirmou ontem o registro de mais seis casos autóctones de dengue na região. São três casos em Campinas, dois em Americana e outro em Sumaré.
Atém ontem, a região de abrangência da DIR-12 -42 cidades- havia confirmado 66 casos de dengue, sendo 15 autóctones (contraídos na região) e 51 importados (de pessoas que chegaram doentes).
Os três novos casos de Campinas foram registrados no bairro Jardim Florence 2, onde já havia oito casos autóctones confirmados, além de um importado do Estado do Maranhão.
Segundo a DIR, os três novos casos de Campinas são de dois homens e uma mulher. A DIR não informou a idade deles.
Segundo a DIR, a cidade soma agora 27 casos de dengue, sendo 12 autóctones e 15 importados.
Onze dos casos são do Jardim Florence 2. O outro é do Parque Santa Bárbara, segundo a DIR.
De acordo com a Secretaria da Saúde de Campinas, os trabalhos de orientação à população dos bairros atingidos e a pulverização para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, vão continuar durante a semana.
"O fato de os casos estarem concentrados ajuda no controle da doença", disse a médica sanitarista da Covisa (Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental), Naoko Silveira.
No entanto, Naoko não descarta a possibilidade de a dengue se espalhar para outras regiões da cidade.

Região
As pacientes que adquiriram a doença em Americana são moradoras do bairro Colina, na região central da cidade.
Além dos dois casos autóctones, o município tem ainda outros três casos importados. Outros 12 pacientes aguardam o resultado dos exames do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
Segundo a assessoria da Prefeitura de Americana, a Vigilância Epidemiológica do município registrou 33 notificações da doença neste ano.
A Secretaria Municipal da Saúde informou que as pacientes têm 64 e 40 anos.
O coordenador do plano de erradicação do Aedes aegypti, Amauri de Souza, descartou o risco de epidemia.
De acordo com o coordenador, ontem foi feito o bloqueio nos bairros Colina, Wernner Plaas, Jardim Santana e Nossa Senhora de Fátima.
Em Sumaré, o paciente é um homem morador do distrito de Nova Veneza. Segundo o DSH (Departamento de Saúde e Higiene) de Sumaré, há dois casos suspeitos de dengue no distrito.


Texto Anterior: Prefeitura vai abrir sindicância
Próximo Texto: Psiquiatria: Pacientes de hospital voltam para casa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.