Campinas, Sexta-feira, 30 de Março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Lume extrai o ridículo em clowns

CÁSSIA DE SOUZA
FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

"A dilatação da ingenuidade e do ridículo, elementos contidos no indivíduo, revelará a comicidade e formará o clown".
O conceito faz parte do trabalho de formação de palhaços desenvolvido pelo Lume, um núcleo de pesquisas teatrais da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), formado há 16 anos em Campinas.
A metodologia contém o processo de extrair da pessoa aspectos "ridículos e estúpidos" e chegar ao clown, que de acordo com as pesquisas, não é apenas um personagem, porque é composto com elementos da própria pessoa que o faz.
"Cada clown tem sua lógica de trabalho e detalhes que o diferenciam de acordo com quem o desenvolve", diz Ricardo Puccetti, 37, ator, pesquisador e coordenador do núcleo.
A formação dos clowns compreende várias etapas, mas a iniciação define a continuidade do trabalho. Esta primeira fase no Lume é o "O Retiro para o Estudo de Clown e do Sentido Cômico" -quando os aprendizes vivem situações de constrangimento num período sem interrupção.
No Lume, o período ocorre em um lugar reservado, onde até 20 clowns se reúnem.
O Lume tem práticas de iniciação que se diferenciam das européias, quando os clowns se vêem em situações de ridículo e improviso em contato com o público.
A iniciação no Lume é a condensação desse método, pesquisado durante 16 anos de existência do núcleo. "É difícil fazer rir. A precisão do movimento e do tempo tem que existir em cena".
O Lume desenvolve outras linguagens teatrais, além da formação do clown, como a "mínesis corpórea", que permite ampliar técnicas vocais e físicas, e "dança pessoal", que elabora uma técnica particular.
O público pode assistir os espetáculos, que são resultados das pesquisas do núcleo, durante as temporadas que ocorrem sempre no início do ano, na sede. O espetáculo "Um Dia" está em cartaz.

Espetáculo: "Um Dia". Direção: Naomi Silman. Com: Ana Cristina Colla e Raquel Scotti Hirson
Quando: hoje e amanhã, às 21h e domingo, às 20h
Workshop: O Ator é o Riso
Quando: de 2 a 6 de abril, das 19h às 22h
Onde: Lume - rua Carlos Diniz Leitão, 150, distrito de Barão Geraldo, tel.: 0/xx/ 19/3289-9869, Internet www.unicamp.br/lume


Texto Anterior: Gastronomia: Tempero dá o tom no Bouquet Carni
Próximo Texto: Palhaço revela relacionamento a dois com trechos de Shakespeare
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.