Campinas, Quinta, 31 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE CARCERÁRIA
Ação vai ocorrer somente no feriado e terá carros, cavalaria e cachorros na área externa dos DPs
PM reforça a segurança em três cadeias

free-lance para a Folha Campinas

A Polícia Militar de Campinas vai reforçar a guarda externa nas três cadeias públicas de distritos policiais que funcionarão durante o feriado de Ano Novo na cidade.
Segundo o comandante do 8º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente-coronel Antônio Fernando Galasso, o reforço no policiamento pretende evitar fugas de presos, tradicionais nesta época do ano.
"Os presos ficam muito agitados. Se não fizermos a guarda, alguma coisa pode acontecer", afirmou Galasso.
No último dia 24, presos da cadeia do 2º DP iniciaram um tumulto.
A tropa de choque da PM foi acionada e impediu a possibilidade de fuga do local.
O número de policiais que vai trabalhar na operação de reforço será divulgado somente hoje. Policias que estariam de folga vão ser convocados e, por isso, a PM ainda não sabe quantos terá à disposição.
Segundo Galasso, a segurança será feita com policiais em carros, com cavalos e cães treinados para ações de risco. "Se em alguma cadeia a situação piorar, reforçamos na hora", disse Galasso.
Segundo a PM, os bairros de Campinas não ficarão sem policiamento durante o feriado do Ano Novo em virtude do reforço nas cadeias.
Para o delegado Renildo Mendes Teixeira, diretor do 5º DP, a guarda externa vai garantir a segurança da unidade, onde 148 presos dividem um espaço projetado para apenas 24. "Já fiz quatro ofícios solicitando a guarda externa", disse o delegado.
Em setembro, 77 presos fugiram da cadeia do 5º DP sem serem vistos pelos policiais que estavam no local. Segundo a polícia, a vigília externa poderia ter evitado a fuga em massa dos presos.
O 5º DP ganhou uma guarita acima do prédio, que vai facilitar a fiscalização dos presos. As paredes também foram reforçadas com chapas de aço.
Segundo a Polícia Civil, as fugas agora só podem acontecer por meio de resgates.
O juiz-corregedor de cadeias e presídios de Campinas, Paulo Sorci, solicitou à PM a realização de uma guarda externa permanente nas unidades, mas a PM ainda não deu resposta. Atualmente, apenas os carcereiros e investigadores de plantão permanecem à noite nas delegacias com cadeias.
Delegados de polícia ouvidos pela Folha ontem disseram que as cadeias deveriam ser retiradas das delegacias onde há plantão de 24 horas.
A Polícia Civil de Campinas estaria analisando o pedido dos delegados, que exigiria a disponibilidade de mais prédios.
A Polícia Civil anunciou reforço de policiais durante o feriado. (LUCIANO CALAFIORI)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.