Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Carreiras e Empregos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Brasileiro está mais receoso em mudar de emprego, diz recrutador

Perda de fôlego do mercado faz processo seletivo demorar mais

DO EDITOR-ADJUNTO DE “CARREIRAS”

O índice desemprego nas seis maiores regiões metropolitanas do país subiu de 5,9% em junho de 2012 para 6% no mesmo mês deste ano, de acordo com dados divulgados pelo IBGE na semana passada.

A alta, que indica que o mercado de trabalho está perdendo fôlego, faz com que os executivos brasileiros fiquem mais receosos em mudar de emprego, afirma o britânico Nick Cox, 55, diretor da empresa de recrutamento Hays. A companhia é especialista na contratação de profissionais para cargos de gerência.

-

Folha - O senhor já nota um ritmo menor de contratações no Brasil?

Nick Cox - Vemos alguma queda nos setores de construção, logística e "supply chain" (cadeia de suprimentos). Não é que eles pararam totalmente de contratar, mas o processo acontece de modo mais vagaroso. Há mais etapas, mais barreiras, porque a empresa quer se certificar de que aquele profissional é a pessoa absolutamente certa para a função. Outra coisa que acontece nessas situações é os candidatos ficarem mais receosos em aceitar trocar de emprego.

Isso é perceptível por aqui?

O receio está definitivamente mais evidente agora do que nos anos de boom que vimos nos últimos cinco, dez anos. Nesse momento de maior incerteza, os profissionais ficam mais conscientes e não mudam de empresa por qualquer aumento de salário. Eles precisam de algo mais tangível: podem ser novas oportunidades, treinamentos, possibilidades de promoção ou mudanças de localização.

Em quais setores e para quais cargos essas tendências são mais evidentes?

Diante da economia do país e o clima de insegurança, acredito que dificilmente existirá um grande volume de posições executivas e os processos deverão tornar-se ainda mais criteriosos. Nota-se insegurança principalmente no nível executivo, no qual as movimentações são mais estratégicas. O cenário é mais problemático em segmentos da indústria, como o automotivo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página