Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Carreiras e Empregos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Empresários não conseguem cartão BNDES em bancos

Gerentes tentam convencer empreendedores a contratar outras linhas de financiamento

DE SÃO PAULO

No fim do mês passado, em uma reunião com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, na sede da FecomercioSP, empresários relataram que são desestimulados de pedir o cartão BNDES em suas agências bancárias --os gerentes tentam empurrar produtos da própria instituição.

O cartão é usado por pequenas e médias empresas para pedir empréstimos a juros mais baixos para fazer investimentos. O dinheiro só pode ser usado em uma rede de fornecedores autorizada pelo BNDES.

Quem decide se a empresa irá conseguir o empréstimo, no entanto, são bancos de varejo conveniados com o BNDES.

Sylvain Kernbaun, 67, dono da editora Eskalab, pediu um empréstimo pelo cartão BNDES pela primeira vez em 2005. A resposta foi negativa. O gerente que cuidava da conta dele foi trocado e ele tentou em 2007. "De novo foi negativo e sem explicação."

Há dois anos, ele trocou de banco. Na agência, conversou sobre a possibilidade de pegar um empréstimo pelo cartão BNDES e, dessa vez, foi convencido a nem tentar. "O gerente disse que não estava funcionando", conta.

O presidente do sindicato dos comerciantes de flores de São Paulo, Edison Alexandre, relata que constantemente ouve essa história de afiliados. "Os gerentes desestimulam, colocam impedimentos, como o tempo para o pedido ser analisado ou até mesmo dizem desconhecer o cartão."

O presidente do conselho da pequena empresa da FecomercioSP, Paulo Feldmann, diz saber dessa dificuldade há tempos. "O empresário acaba sendo convencido a levar uma outra linha porque vai virar cliente premium' ou algo assim".

Coutinho, do BNDES, afirmou, ao fim da reunião, que irá "conversar com os bancos". As instituições que oferecem o cartão enviaram notas afirmando que o produto está no portfólio deles, à disposição dos clientes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página