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Procura por personalização dá força ao trabalho de curadores

Profissionais escolhem produtos que serão expostos em sites

DE SÃO PAULO

Com a demanda de consumidores por itens mais personalizados, especialistas em áreas específicas estão apostando na carreira de curador --o profissional que identifica tendências e as usa para melhorar a oferta de produtos em uma loja.

"Fiz vários cursos de produção de cervejas artesanais, mas descobri que minha vocação era explorar novas coisas e compartilhá-las", conta o curador José Padilha, 48, do site The Beer Planet.

O e-commerce de artesanatos Elo7 tem uma equipe de curadores que avalia os produtos que entram no site.

"Além de avaliar a qualidade, eles identificam produtos que estão em alta. Eles precisam conhecer o mercado e serem influenciadores", explica a gerente de marketing Renata Castilho, 29.

Dias Neto, 28, que é formado em design industrial, tem essa função no site de decoração e design FormaFina.

Segundo ele, a principal diferença entre um especialista e um curador é a capacidade de analisar tendências.

"Tenho mais contato com os fornecedores do que com os clientes. Preciso estar atento às novidades para trazê-las em primeira mão."

Ele acredita que a curadoria deve ganhar mais espaço no Brasil nos próximos anos. "Antigamente, esse trabalho era específico da área da moda. Hoje já está partindo para outras áreas."

Mas a especialização nem sempre é requisito para curadoria. Paola de Orleans e Bragança, 30, princesa, ex-modelo e designer, também atua como curadora de produtos de beleza no site Glambox.

"Eu acho que toda mulher se acha um pouco especialista em beleza", explica.

Segundo Bragança, é preciso precisa estar atento às demandas dos clientes. "É importante ouvi-los e saber o que eles gostam e precisam" diz. (BÁRBARA LIBÓRIO)


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