Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Carreiras e Empregos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Organograma

Você em 30 segundos

Não se limite a dizer sua função: é importante que as pessoas saibam quais são as suas responsabilidades e os projetos em que está envolvido no trabalho

O que você diria se tivesse apenas trinta segundos para se apresentar? Quantas pessoas, começando pelas mais próximas e que convivem com você, saberiam dizer bem o que você faz profissionalmente? A dificuldade para se apresentar e valorizar a atividade que desempenha é real.

Muita gente tende a se apresentar pela função que exerce. Por exemplo: "Faço folha de pagamento" ou "sou contador", "programador", "terapeuta" etc.

Esse tipo de descrição é insuficiente para que outras pessoas entendam a complexidade e a importância do seu trabalho para a organização e para a sociedade.

Também dificulta a percepção do potencial e a identificação do seu perfil para que seja considerado para uma promoção interna ou mesmo para participar de processos seletivos fora da empresa em que trabalha.

Alguns podem ter ótimos relacionamentos sociais, só que pessoas desses círculos podem não saber o que eles fazem profissionalmente.

Situar seus amigos e conhecidos sobre o contexto profissional no qual você está inserido ajuda a impulsionar sua carreira, afinal, quando surgem temas relacionados à sua atividade você pode ser lembrado por eles.

Em trinta segundos, é possível fazer uma apresentação bem elaborada e convincente sobre seus projetos e a área em que atua, dando relevância e valor ao que faz.

Na hora de preparar esse discurso, comece do mais amplo e vá para o mais específico --seja breve. Situe seu interlocutor sobre a área em que atua, depois apresente suas atribuições e responsabilidades. Fale também sobre projetos com os quais está envolvido. Quanto mais recentes, melhor.

Cabe a cada um apresentar de que maneira gostaria de ser percebido pelo mercado. Qual é a sua e imagem e qual você constrói profissionalmente?


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página