Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Carreiras e Empregos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O mentor

TALES ANDREASSI - tales1@uol.com.br

Ganhar a Copa

Empresários têm papel importante no desafio de fazer com que o Brasil possa ser mais atrativo depois da Copa

Muitos têm questionado o quanto a Copa do Mundo e a Olimpíada poderão alavancar os novos negócios no Brasil. Sem dúvida, os eventos desenvolverão uma série de empresas, desde os grandes consórcios que participam das construções de estádios até os negócios que fornecerão transporte, hotelaria e outros serviços aos participantes dos jogos.

No entanto, a Copa e a Olimpíada vão durar apenas um mês. A grande maioria dos negócios abertos durante esse período fechará nas semanas seguintes. Não são esses eventos, por si só, que levarão a economia a outro patamar, mas sim, os benefícios que eles podem trazer ao país.

A África do Sul é um bom exemplo. Os anos de Apartheid praticamente isolaram o país como destino turístico. A Copa do Mundo de 2010 foi uma ótima oportunidade para o país se mostrar uma nação segura, com um povo receptivo e muitas atrações. O resultado é que, em 2012, o número de turistas em relação ao ano anterior aumentou 10,2%, duas vezes mais que a taxa de crescimento médio do turismo mundial.

Outro exemplo é Barcelona. Os investimentos feitos na cidade por ocasião da Olimpíada de 1992 acabaram a transformando em um dos destinos preferidos de quem vai à Europa.

O Brasil deve aproveitar os jogos para mostrar que é um destino seguro, oferecendo serviços de qualidade. Nesse ciclo, o empreendedor tem uma participação importante, ao desenvolver negócios inovadores e criativos, que prestam serviços de qualidade, a um preço justo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página