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Faça a roupa
DE SÃO PAULOA empresa The Stylist quer dar uma chance a novos talentos da moda que ainda não têm oportunidade de chegar ao mercado e, ao mesmo tempo, vender modelos exclusivos em seu site.
A empresa, que opera desde abril, coloca na internet imagens de projetos enviados por novos profissionais, junto de seu preço, tempo que ficará disponível para consumidores e uma meta de vendas no período.
Caso a quantidade de itens vendidos seja maior do que o número mínimo proposto pelo estilista, a The Stylist produz as roupas e se responsabiliza pela entrega. A meta é que a campanha dure 45 dias e que o produto chegue ao consumidor um mês e meio após a arrecadação.
Bruno Amaro, 32, presidente-executivo da empresa, explica que o profissional fica com 20% do valor das vendas -a empresa arca com custos e tira seu lucro dos outros 80%. Para iniciar o negócio, ele investiu, com quatro sócios, cerca de R$ 500 mil.
No momento, estão no ar cerca de 50 projetos de sete diferentes estilistas.
Amaro diz que a plataforma ajuda profissionais da moda a se inserirem em um mercado com poucas oportunidades, pois os custos para produzir e divulgar as peças impedem que muitos tenham um trabalho autoral. Atualmente, a divulgação da plataforma está sendo feita principalmente em redes sociais e faculdades de moda. A empresa diz que faz uma curadoria para definir quais peças entre as enviadas devem entrar no site.
Internacionalmente, plataformas como Teespring e Betabrand permitem ao público decidir quais roupas serão produzidas para o mercado.
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Visão do especialista
MÁRCIO ITO, professor de moda da Faculdade Santa Marcelina
CAÇA-TALENTOS
Deve atrair novos profissionais que precisam de vitrine para começar a mostrar seu trabalho
LONGA ESPERA
Consumidores podem não se habituar a uma loja em que demoram tanto tempo para receber o produto