Clube vip
Cansado de trocar cartões em feiras sem resultados, Maurício Cardoso, 41, decidiu fazer da dificuldade um negócio.
Ele abriu em 2014 no Rio de Janeiro o Clube do Networking, em que são realizados cafés da manhã para até 25 empresários.
Cada interessado participa de 12 reuniões e paga R$ 2.100 por elas. As turmas não podem ter empresários concorrentes.
O clube possui cronograma de discussões e atividades para cada encontro, que busca fomentar negócios e promover a troca de boas práticas de gestão, explica Cardoso.
"No primeiro dia, chegam lá dizendo que a empresa fatura milhões e cresce muito. Aos poucos, as pessoas vão se abrindo e contando seus problemas e pedindo ajuda", conta.
A ideia é uma evolução do happy hour que acontece no mundo empresarial há muito tempo, diz José Sarkis Arakelian, professor da Faap.
"É uma boa ideia para o cara que esgotou a rede de relacionamentos e precisa ter novos contatos. Pode trazer oportunidades."
Mariana Simões, 31, foi para o clube para achar clientes para sua agência de marketing digital Movementes. Ela participa atualmente de seu quarto ciclo de reuniões.
Hoje, 20% do faturamento de sua empresa, que tem 9 anos de mercado, vem de indicações pelo clube: 35 até agora (ela não revela a receita total).