Índice geral Carreiras e Empregos
Carreiras e Empregos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mentores dão lições a novos empresários

Sem cobrar, profissionais tarimbados 'adotam' iniciantes para orientar e, às vezes, ganhar uma fatia do negócio

Simon Plestenjak/Folhapress
Para Kimball Thomas, ao ajudar iniciantes, mentor tem ideias para o próprio negócio
Para Kimball Thomas, ao ajudar iniciantes, mentor tem ideias para o próprio negócio

DE SÃO PAULO

O escritório da Baby.com.br, que vende produtos para bebês, serve como mãe para empreendedores: quem está iniciando o próprio negócio passa um tempo ali usando o espaço físico da empresa e recebendo aconselhamento sobre como crescer.

"Discutimos desafios que eles enfrentam e modos de fazer o negócio se expandir", diz Kimball Thomas, 33, fundador da Baby, que estudou em Harvard e atua como mentor, sem cobrar.

Os mentores podem ser empresários ou profissionais com experiência que orientam sobre a formatação de um produto ou serviço.

Há instituições que ligam mentores a empreendedores, como a Endeavor, organização sem fins lucrativos que apoia empresários. Mas também é possível conseguir um "guia" diretamente. "Basta insistência para conquistar a atenção de um mentor que o empreendedor admire", afirma Yuri Gitahy, 38, mentor e fundador da Aceleradora.

Para ele, é importante que esse contato seja constante, com conversas semanais, por exemplo. "Um mentor é alguém comprometido no médio a longo prazo", diz Gitahy.

Mas o que os mentores ganham ao gastar seu tempo ajudando outros empresários? Thomas afirma que "o melhor modo de aprender algo é ensiná-lo a alguém".

"Temos novas ideias para nossos negócios e também fazemos amigos. Quando precisamos de ajuda, podemos ligar para eles", diz.

Além disso, existe sempre a possibilidade de os mentores se tornarem investidores ou sócios das empresas iniciantes.

(FM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.