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Pega na mentira

Empresas cobram para certificar dados de currículos

Leonardo Wen/Folhapress
Leonardo Rebitte diz que serviço reduz risco nos processos seletivos
Leonardo Rebitte diz que serviço reduz risco nos processos seletivos

FELIPE MAIA
DE SÃO PAULO

Inglês fluente que na verdade é intermediário ou um curso de extensão de poucas horas que vira pós-graduação. Esse tipo de mentira no currículo agora é alvo de empresas brasileiras que tentam lucrar com serviços que checam experiência e a formação dos profissionais.

A Currículo Autêntico permite que profissionais certifiquem as informações, adicionando um "selo de autenticidade" ao currículo, e também que as empresas confiram os dados de finalistas a uma vaga de emprego.

Quando uma companhia contrata a Currículo Autêntico, os candidatos para a vaga são contatados por SMS ou e-mail e precisam fazer um cadastro. Eles entregam documentos que comprovem a formação acadêmica, por exemplo, e telefones de pessoas que confirmem o histórico profissional.

"As pessoas muitas vezes supervalorizam a experiência: dizem que coordenavam um projeto, mas na verdade eram só parte do processo", diz Leonardo Rebitte, 32, fundador da empresa.

A companhia tem professores de espanhol, inglês e francês que ligam para os profissionais para avaliar o domínio de idiomas. Desde abril, quando a companhia foi fundada, foram certificados 500 currículos, ao custo de R$ 149 cada -a meta é terminar o ano com 2.500.

Já a empresa Jobshopping, de Curitiba, tem parceria com cartório da cidade para certificar dados de diplomas e outros documentos que os candidatos citam no currículo.

Alessandro Cordeiro, 40, gerente de operações da empresa, destaca que, em cerca de um ano, mais de 1.600 currículos receberam o selo.

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