Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Milionário anuncia projeto de carregar foguetes com avião

Fundador da Microsoft busca alternativas para viagem espacial

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um avião gigantesco, capaz de lançar um foguete em pleno voo, enviando cargas e até seres humanos para a órbita da Terra. Essa é a aposta do milionário Paul Allen, fundador da Microsoft, para o futuro da exploração espacial.

Allen revelou o plano ao público na noite de anteontem. O primeiro teste de voo da nova empresa do milionário, a Stratolaunch Systems, está previsto para depois de 2015. A ideia é que a aeronave, com 117 m de envergadura, carregue foguetes até uma altitude de 10 km -a altura que aviões de carreira já atingem em voos normais.

Nessa altitude, o foguete seria liberado pelo avião e acionaria seu próprio sistema de lançamento, partido para a órbita da Terra.

Allen faz parte do time dos milionários ou bilionários com aspirações espaciais.

Por enquanto, o mais célebre e midiático da turma é o britânico Richard Branson, da Virgin Galactic, cujo objetivo inicial é levar turistas endinheirados para voos suborbitais (grosso modo, no limiar da órbita terrestre).

O plano de Branson é começar os voos no fim de 2012, decolando de seu "espaçoporto" no Novo México.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.