Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Sátira a Margaret Thatcher dá nome a novo réptil voador

Gerald Scarfe/Divulgação
Charge de Gerald Scarfe retrata a política britânica Margaret Thatcher como pterossauro
Charge de Gerald Scarfe retrata a política britânica Margaret Thatcher como pterossauro

DIOGO BERCITO
DE SÃO PAULO

A rígida premiê Margaret Thatcher, o cínico cartunista Gerald Scarfe e um ossudo pterossauro do Jurássico protagonizam uma mesma notícia: o batismo de um fóssil.

O animal ganhou o nome de Cuspicephalus scarfi. A primeira palavra mistura grego e latim e quer dizer "cabeça pontuda". Já o "sobrenome" homenageia o artista que, na década de 1980, desenhava Thatcher como um pterossauro feioso.

"Eu costumava ilustrá-la com bordas pontudas, por sua personalidade afiada", disse Scarfe à Folha, de seu estúdio em Londres.

O artista conta que soube da homenagem por meio de um e-mail do paleontólogo David Martill, da Universidade de Portsmouth. Ele é um dos "pais" do pterossauro.

Scarfe sentiu-se honrado, a princípio. Depois "eu me senti jurássico", brinca, referindo-se às décadas que se passaram desde que a ilustração foi criada.

"Eu sempre achei que Scarfe era um dos melhores cartunistas políticos", diz Martill. "A descoberta de uma nova espécie de pterossauro na Inglaterra me deu a oportunidade de homenageá-lo."

O achado ganha importância por ser raro escavar pterossauros do fim do Jurássico (de 145,5 milhões a 161,2 milhões de anos atrás) no território do Reino Unido.

O crânio que motiva o nome é, segundo os cientistas, "muito delgado [...], dando ao rosto uma aparência bastante delicada". São 32,6 cm de comprimento.

"Delicado" não é um adjetivo que Scarfe emprega, durante a entrevista, para se referir a Thatcher e aos demais políticos que ele ilustra para o "Sunday Times" há 45 anos.

"Não gosto de encontrar políticos. Eles são as minhas vítimas. Evito apertar suas mãos para poder ter liberdade completa de desenhar."

As ilustrações de Thatcher como pterossauro foram feitas com nanquim e aquarela. Elas já foram expostas em galerias europeias e só estão à venda, diz Scarfe, "por uma grande quantia".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.