Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Sondas gêmeas do projeto Grail devem entrar em órbita da Lua no Réveillon

da efe

As sondas gêmeas Grail vão aproveitar a virada do ano para atingir o seu ponto de destino: a órbita da Lua.

Uma vez lá, as naves vão usar seus instrumentos para analisar à distância o interior do satélite natural da Terra. Uma delas atingirá a órbita planejada amanhã, enquanto a outra deve chegar a seu destino no dia 1º de janeiro.

"Embora tenhamos enviados mais de uma centena de missões à Lua, a verdade é que há muitas coisas que não sabemos sobre ela", disse Maria Zuber, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), pesquisadora-chefe do programa Grail.

As sondas gêmeas estão viajando rumo à Lua desde o seu lançamento no último mês de setembro. Após a inserção orbital, elas ficarão girando a uma distância de 56 km da superfície lunar.

Ambas traçarão um mapa da gravidade da Lua, medindo os efeitos dessa força sobre suas trajetórias orbitais.

"Entre as muitas coisas que não sabemos sobre a Lua é por que o lado distante é tão diferente do lado que costumamos ver", declarou Zuber, referindo-se aos dois hemisférios lunares. "A resposta deve estar no interior do satélite", especula ela.

Zuber acrescentou que a missão de estudo começará em março e deve durar 82 dias, embora os cientistas tenham pedido à Nasa uma prorrogação até dezembro.

Cada uma das sondas carrega câmeras operadas por estudantes do ensino médio.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.