Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Sondas gêmeas entram na órbita da Lua

Projeto Grail vai analisar com precisão inédita a estrutura interna do satélite terrestre

Nasa/EFE
Projeção artística mostra funcionamento da missão Grail
Projeção artística mostra funcionamento da missão Grail

De São Paulo

A sonda Grail-B, do projeto Grail, entrou ontem com sucesso na órbita da Lua, 24 horas depois da gêmea Grail-A ter atingido sua posição, informou a Nasa.

O objetivo da missão é obter informações sobre o interior do satélite a partir das variações de seu campo gravitacional. O método deve resultar num mapeamento com uma precisão inédita.

A viagem das sondas teve início em setembro. O trajeto de 400 mil quilômetros até a Lua pode ser feito em poucos dias, mas a agência espacial optou por usar um foguete menos potente por questões econômicas. O custo da missão é de US$ 496 milhões.

Com o posicionamento, a próxima etapa são os testes dos equipamentos a bordo. O monitoramento gravitacional terá início em março.

Além da própria Lua, a expectativa dos cientistas é que as informações obtidas pelo projeto ajudem a entender a formação também da Terra e dos outros planetas rochosos do Sistema Solar.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.