Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Bicho-da-seda produz teia de aranha em experimento

Estudo nos EUA obteve fios super-reforçados

DE SÃO PAULO

A teia artificial super-resistente criada nos quadrinhos do Homem-Aranha está mais próxima de virar realidade pelas mãos de um grupo de cientistas dos EUA.

Pesquisadores da Universidade do Wyoming modificaram geneticamente bichos-da-seda para produzir fios bem mais resistentes do que os habituais.

Embora os fios produzidos pelas aranhas sejam bem mais resistentes, esses animais não são bons para a "coleta" em larga escala. Além de produzirem o material em menor escala, os aracnídeos têm uma certa tendência a devorar uns aos outros.

Bichos-da-seda, por outro lado, conseguem produzir em grande quantidade, porém o material é mais frágil.

No trabalho, publicado na revista "PNAS", os cientistas parecem ter conseguido unir o melhor dos dois mundos: a ampla produção dos bichos-da-seda, mas com propriedades das teias de aranha.

Na área médica, essa tecnologia poderia criar suturas e próteses mais resistentes.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros