Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Nasa questiona leilão de um "souvenir" da missão Apollo 13

Caderno foi vendido pelo comandante da nave, James Lovell

Associates Press/Heritage Auctions
Foto do "checklist" mostra os cálculos feitos pelo comandante da Apollo 13, James Lovell
Foto do "checklist" mostra os cálculos feitos pelo comandante da Apollo 13, James Lovell

DA ASSOCIATED PRESS

A agência espacial americana está questionando se o comandante da missão Apollo 13, James Lovell, tem o direito de vender um "cheklist" de 70 páginas que inclui cálculos, feitos à mão, cruciais para guiar a nave danificada de volta à Terra.

O documento foi vendido pela casa de leilões Heritage em novembro por mais de US$ 388 mil, 15 vezes o preço do lance inicial. A lista ganhou fama como parte de uma cena dramática do filme "Apollo 13", de 1995, em que o ator Tom Hanks representa Lovell fazendo os cálculos.

Depois da venda, a Nasa entrou em contato com a Heritage para perguntar se Lovell tinha direitos sobre a lista. Greg Rohan, presidente da casa de leilões em Dallas (EUA), afirmou que a venda foi suspensa. A lista está no cofre da empresa.

Rohan disse que Lovell assinou um documento em que diz ter posse sobre a lista. A casa de leilões diz que já vendeu muitos itens de viagens espaciais e que essa é a primeira vez que a Nasa questiona a posse de um objeto.

O representante da Nasa Bob Jacobs afirma que a investigação sobre Lovell não representa um novo esforço da agência para recuperar itens que foram ao espaço. "É um desafio monitorar a crescente comunidade de leilões, onde esses itens surgem."

Lovell, 83, mora perto de Chicago e tem um restaurante com seu nome. Ele afirmou, por e-mail, que está marcando uma reunião com a administração da Nasa para esclarecer o caso.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.