Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Foco

Grupo britânico desmente "pérolas" científicas divulgadas por celebridades

Danny Moloshok - 18.set.2011/Reuters
A atriz americana Gwyneth Paltrow na entrada do prêmio Emmy, em setembro de 2011
A atriz americana Gwyneth Paltrow na entrada do prêmio Emmy, em setembro de 2011

DE SÃO PAULO

A atriz Gwyneth Paltrow, 39, acha que uma dieta de desintoxicação é capaz de manter a saúde do fígado.

O apresentador de TV americano Bill O'Reilly, 62, acredita que as marés são um mistério. E a estrela do reality show "Jersey Shore" Snooki Polizzi, 24, pensa que o mar é salgado porque está cheio de esperma de baleia.

As pérolas de celebridades sobre saúde e ciência são o alvo do grupo inglês Sense About Science. Todo ano, eles fazem uma lista com as maiores bobagens ditas pelos famosos e explicam o que a ciência diz sobre cada assunto.

A cantora americana Suzi Quatro, 61, (conhecida pelo hit "48 Crash", de 1973, entre outros), diz que parou de ter dor de garganta após adotar o hábito de tomar fibra solúvel para limpar o intestino. Para Suzi, "toda doença começa no intestino", conceito errado de acordo com a gastroenterologista Melita Gordon. A melhora sentida pela cantora pode ser creditada ao efeito placebo, diz a médica consultada pelo grupo inglês.

O apresentador Simon Cowell, 52, (ex-"American Idol"), que comentou sua preferência por vitaminas intravenosas para manter a saúde, está gastando dinheiro à toa, a não ser que ele tenha uma séria deficiência nutricional, segundo a nutricionista britânica Ursula Arens.

A Sense About Sciente também consultou um oceanógrafo para assegurar à participante do programa "Jersey Shore" que o esperma das baleias não tem volume suficiente para influenciar o nível de sal no mar, que vem da dissolução de rochas.

Por aqui, atores da TV Globo também foram "gongados" ao protagonizar um vídeo no YouTube com "fatos" sobre a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA). Estudantes fizeram um vídeo de resposta a eles, que também tinha erros factuais.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.