Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Dois peixes brasileiros terão seu genoma sequenciado

Trabalho inédito vai identificar genes ligados ao crescimento e à resistência a doenças para aumentar produtividade da criação

RODRIGO VARGAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE CUIABÁ

O tambaqui e o cachara serão os primeiros peixes brasileiros a ter seus genomas mapeados. "Essas são duas das principais espécies de peixe nativo produzidas em cativeiro no Brasil e têm grande importância comercial", diz o biólogo Anderson Alves, do setor de genética e melhoramento da Embrapa Pesca e Aquicultura.

O projeto prevê a identificação de genes ligados ao crescimento e à resistência a doenças, o que pode levar a ganhos de produtividade.

"Essas características nunca são determinadas por apenas um único gene. Por isso é tão importante dispormos do genoma completo."

No exterior, diz a Embrapa, trabalho semelhante melhorou a produtividade da tilápia e do salmão do atlântico.

A coleta de amostras começa em março. Os tambaquis serão capturados na Amazônia. Os cacharas, na bacia do rio Paraguai.

O material será encaminhado a laboratórios do Japão e dos EUA, que vão extrair o sequenciamento bruto -como peças de um quebra-cabeças. "O trabalho maior vem depois, quando iremos montar as peças e tentar obter informações."

Segundo o pesquisador, o Brasil dispõe de sequenciadores de última geração. O custo do serviço, porém, torna mais econômica a terceirização no exterior. "Aqui, o custo dos reagentes é muito mais alto", diz Alves.

O genoma das duas espécies permitirá determinar o grau de hibridismo na natureza. Isso criará um parâmetro para os criadores avaliarem a "pureza" dos peixes de cativeiro. "O tambaqui e o cachara foram submetidos a diversos cruzamentos com outras espécies, e esses híbridos já são encontrados nos rios."

Segundo Alves, a próxima espécie a ser sequenciada será o pirarucu.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.