Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Controvérsia

Cientistas não conseguem replicar a bactéria "ET" em laboratório

DE SÃO PAULO - A bactéria "ET" anunciada pela Nasa há pouco mais de um ano voltou ao debate nesta semana. Isso porque um grupo canadense divulgou que tentou reproduzir o experimento, mas não conseguiu.

Em dezembro de 2010, Felisa Wolfe-Simon, do Instituto de Astrobiologia da Nasa, anunciou ter encontrado uma bactéria inédita que teria incorporado o tóxico arsênico em seu DNA no lugar do fósforo -um dos elementos indispensáveis à química básica da vida.

O grupo canadense que tentou replicar o experimento, liderado por Rosie Redfield, tentou criar o mesmo tipo de bactéria em uma sopa contendo arsênico. Redfield, da Universidade da Colúmbia Britânica, em Vancouver, afirmou no seu blog nesta semana que não foi possível chegar aos mesmos resultados apresentados por Wolfe-Simon anteriormente.

A cientista da Nasa defendeu seu trabalho original e afirmou, também em seu blog, que continua analisando a bactéria no Laboratório Nacional Lawrence Berkeley.

Segundo Wolfe-Simon, os dados de sua pesquisa continuam válidos e, em breve, ela terá mais informações sobre a bactéria "ET".

O trabalho sobre a suposta bactéria "ET" foi publicado na "Science". Na época, a Nasa fez um grande evento para anunciar a descoberta.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.