Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Sem risco de colisão

Asteroide com 11 metros de diâmetro passa perto da Terra

DE SÃO PAULO - Um asteroide com cerca de 11 metros de diâmetros passou "raspando" pela Terra ontem.

Batizado de 2012 BX34, o bólido foi descoberto apenas na última quarta-feira. Ele passou a uma distância aproximada de 59 mil quilômetros do planeta. Isso representa cerca de um quinto da distância entre a Terra e a Lua.

Inicialmente, cientistas haviam calculado que o asteroide ficaria a até 20 mil quilômetros da Terra. Essa distância é realmente "colada" ao planeta e significaria que o bólido poderia até estar na rota de alguns dos satélites geoestacionários.

Embora isso logo tenha sido descartado, astrônomos dizem que a aproximação está entre as 20 maiores já registradas.

O asteroide, cujo risco de colisão já havia sido descartado pelo cientistas,não é o primeiro a passar bem perto da Terra nesta semana. Na segunda feira, o 2012 BS1, de sete metros, passou a pouco mais de três vezes a distância Terra-Lua.

O 2012 BX3 não é visível a olho nu, mas pode ser visto por astrônomos amadores. Registros de sua passagem feitos por telescópios fora de centros de pesquisa já estão na internet.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.