Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Análise de rochas pode prever erupções dos supervulcões

Novo método permitiria previsão com décadas de antecedência

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A erupção de supervulcões adormecidos há centenas de anos pode ser prevista a partir de uma análise das rochas ao seu redor, diz estudo publicado na "Nature".

Os autores da pesquisa analisaram cristais incrustados em rochas vulcânicas da ilha grega de Santorini. Esse material faz parte da lava derramada numa erupção ocorrida em torno de 1.600 a.C..

Os geólogos descobriram que, nos cem anos anteriores a uma erupção, a reserva de magma dentro do vulcão aumentou, causando mudanças na composição das rochas. O estudo da estrutura dos cristais permitiu mapear essas mudanças ao longo do tempo e precisar as condições que antecedem a erupção.

Os supervulcões podem expulsar milhares de quilômetros cúbicos de magma em poucos dias, mas não têm formato de montanha, como os vulcões normais, e geralmente estão em locais planos.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.