Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Para Elsevier, acesso livre mina revisão de artigos

DE SÃO PAULO
DE WASHINGTON

Ao manifestar apoio público ao projeto de lei "Research Works Act", a Elsevier disse que não é contra a disseminação gratuita de trabalhos científicos, mas que políticas como a dos NIH podem "minar a sustentabilidade do sistema de publicações com revisão por pares".

"Nós nos opomos, por princípio, à noção de que governos possam ditar os termos pelos quais produtos de investimento do setor privado são distribuídos", afirmou a Elsevier, em nota.

Pesquisadores criticam, porém, os critérios que a lei proposta tem para identificar o que são "produtos do setor privado".

Um dos críticos mais ativos da proposta é Michael Eisen, biólogo que ajudou a fundar a PLoS (Public Library of Science), uma das maiores editoras de periódicos de acesso aberto do mundo.

"Eles [Issa e Maloney] estão usando uma linguagem deturpada para distinguir trabalhos financiados pelo governo, mas realizados por uma agência não governamental, como 'pesquisa do setor privado'", disse Eisen.

"Assim, sob essa lei, trabalhos bancados pelos NIH, mas conduzidos em uma universidade, seriam considerados privados."

A Folha tentou contato com a representação da Elsevier no Brasil, mas não teve resposta até a conclusão desta edição.

(SR E RG)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.