Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

EUA anunciam apoio a combate à poluição por fuligem e metano

Emissões de "vida curta" contribuem para aquecimento global

DA REUTERS

Os EUA anunciaram uma contribuição de US$ 12 milhões para uma coalizão de seis países no combate às alterações climáticas por meio de iniciativas de baixo custo, como programas de promoção de fogões eficientes.

A coalizão, que inclui Bangladesh, Canadá, México, Suécia e Gana, vai combater poluentes de "vida curta", que contribuem com um terço do aquecimento global, de acordo com o Departamento de Estado americano.

Diferentemente do dióxido de carbono, que permanece na atmosfera por um século, esses poluentes, como a fuligem e o metano, resistem por alguns dias ou anos.

A nova iniciativa vai combinar programas existentes a uma parceria global liderada pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA para combater também emissões em minas de carvão, agricultura e exploração de gás e petróleo.

"Sabemos que esse esforço não é a resposta para a crise climática. Não há maneira eficaz para combater as alterações sem reduzir o dióxido de carbono", disse a secretária de Estado Hillary Clinton ao anunciar o programa.

Grupos ambientalistas aplaudiram a iniciativa, mas alertaram que a coalizão não deve se desviar do esforço mais amplo para combater as emissões de carbono.

"A responsabilidade primária [dos EUA] deve ser cortar suas próprias emissões e enfrentar os desafios globais colocados pelas alterações climáticas", disse Samantha Smith, líder da Iniciativa Climática do WWF e Energia.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.