Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Agricultura também pode ser beneficiada

DE SÃO PAULO

Conhecer detalhes a respeito do fluxo da água e outras informações do terreno também pode ajudar a agricultura, indicando quais culturas melhor se adaptam à área e opções para otimizar o plantio e colheita.

Identificar áreas suscetíveis a alagamento ou aquelas em que o lençol freático poderia ser alcançado pelas raízes das plantas em tempo de seca poderia prevenir a perda de safras inteiras.

Esse problema que se repete todos os anos no Brasil devido, muitas vezes, à falta de planejamento.

"A ferramenta [criada para prevenção de desastres] permite tirar o máximo proveito das informações disponíveis. Ajudaria a usar o solo com mais responsabilidade", diz Antonio Donato Nobre, pesquisador do Inpe e criador do Hand.

Para o cientista, a ferramenta também seria uma importante alidada da preservação ambiental.

Isso porque pode ser usada para definir os limites das áreas de proteção estabelecidas pelo Código Florestal, como margens de rio e topos de morro.

O projeto também já foi apresentado ao Congresso com esse propósito.

"As paisagens não são fixas. Cada terreno tem uma características. Algumas margens são inundáveis a dezenas de metros, outras, a curtas distâncias", diz.

"É preciso oferecer plasticidade à legislação, pelo bem do ambiente."

(GM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.