Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Até parece, mas não é

Henri Goulet/Divulgação

DE SÃO PAULO - Não se deixe enganar: o inseto acima não é uma vespa de ferrão ameaçador, mas um sirfídeo, ou mosca-das-flores -completamente inofensivo, portanto.

Os biólogos conhecem há tempos esse tipo de mimetismo, no qual um animal pacato evolui para imitar a aparência de um bicho perigoso e, assim, afastar predadores. Mas havia um mistério: alguns desses animais imitadores têm uma semelhança tão vaga com as criaturas mais ferozes que pareciam incapazes de enganar alguém para valer.

Um novo estudo na revista "Nature", liderado por Thomas Sherratt, da Universidade Carleton (Canadá), mostrou que as imitações ruinzinhas só acontecem quando o animal imitador é de porte muito pequeno.

Com isso, predadores teriam menos incentivo para caçá-lo (já que seria uma fonte pouco rentável de proteínas). Bastaria uma camuflagem apenas razoável para que os imitadores ficassem a salvo.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros