São Paulo, sexta-feira, 01 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chinês nos EUA produz "tapete" da invisibilidade

Novo material desvia trajetória da luz "para trás"

DA REPORTAGEM LOCAL

O "manto da invisibilidade" adorado pela ficção, de Harry Potter à Jornada nas Estrelas, ficou mais próximo agora. Um grupo nos EUA conseguiu mascarar um objeto tridimensional usando um "tapete óptico" que funciona quase em luz visível. Um avanço e tanto desde o primeiro experimento prático dessa tecnologia, em 2006, que usou micro-ondas.
A faixa do espectro agora usada, a do infravermelho próximo, ainda é invisível ao ser humano. Mas o resultado abre o caminho para aplicações na região visível.
Assim como no caso das micro-ondas, o novo estudo foi feito graças a metamateriais, estruturas com propriedades que permitem um controle preciso do fluxo de ondas eletromagnéticas. A pesquisa, liderada por Xiang Zhang, da Universidade da Califórnia em Berkeley, está publicada na última edição da revista "Nature Materials".
Esses materiais agem invertendo a direção do fluxo de luz. Se este passa para o outro lado do objeto escondido, a reflexão é detectada como se o objeto fosse transparente.
O "tapete" foi projetado para esconder um objeto colocado por baixo de uma superfície curva ao imitar a reflexão de uma superfície plana, como um espelho com uma saliência que parece ser totalmente chato.
Ao contrário do trabalho anterior, que usou elementos metálicos, o da equipe da Universidade da Califórnia utilizou um metamaterial fabricado com silício. É a primeira vez que um experimento desses é feito com um material isolante.
O efeito de invisibilidade foi obtido graças ao uso de um padrão específico de microscópicos buracos em uma camada de silício de 250 nanômetros (milionésimos de milímetro).
A escolha do material é fundamental. "Este enfoque representa um passo significativo na direção da óptica geral de transformação em frequências ópticas, que até agora tem permanecido um empreendimento desafiador devido a limitações de fabricação em metal", escreveram os autores.

Sem perdas
O próprio Zhang havia desenvolvido no ano passado um metamaterial capaz de "dobrar" a luz numa faixa visível (o vermelho), mas este era metálico, frágil demais para aplicação em grande escala.
O "tapete óptico" é mais flexível e não causa perdas de luz como os metais, o que significa que o efeito de invisibilidade é mais completo.
Metamateriais são um sonho dos militares, que desejam um dia criar aviões e tanques invisíveis. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos tem financiado diversas pesquisas para obtê-los. (RBN)


Texto Anterior: Paleobiologia: Grupo extrai colágeno de osso de dino
Próximo Texto: Espaço: Nasa antecipa dia de conserto do Hubble
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.