UOL


São Paulo, sexta-feira, 01 de agosto de 2003

Texto Anterior | Índice

BIOLOGIA CELULAR

Bactéria deixou herança no DNA humano
Segundo a teoria mais aceita, as mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela energia em animais, seriam originárias de bactérias antigas, incorporadas por organismos mais complexos. Cientistas descobriram, no entanto, que a herança genética deixada por essas bactérias, inclusive no homem, não se restringe à mitocôndria: as proteínas bacterianas teriam se espalhado para outras partes da célula.
O estudo, liderado por Martijn Huynen, do Centro Nacional de Informática Molecular e Biomolecular da Holanda, estima que 1,7% das proteínas do homem teria vindo dessas bactérias antigas, e a maior parte delas (78%) não se encontra na mitocôndria. "Além disso, é uma surpresa que só 14% das proteínas vindas dessas bactérias sejam mitocondriais", disse Huynen, 39, à Folha. O estudo saiu na "Science". (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Espaço: Astrônomo luta contra poluição luminosa
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.