São Paulo, quinta-feira, 01 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REFORMA

Grupo pede mudanças no Prêmio Nobel

DA REDAÇÃO

O Prêmio Nobel é ótimo para a divulgação da ciência, mas deveria mudar para se adaptar à atualidade, dizem dez notáveis cientistas em carta à fundação que organiza o prêmio. Entre as propostas, publicadas no site da revista "New Scientist", a criação dos lauréis de Meio Ambiente e de Saúde Pública.
"A ciência mudou muito desde que os primeiros prêmios foram oferecidos", escreve o grupo. "Quando Alfred Nobel fez seu testamento [criando o prêmio], em 1895, ele não poderia antecipar ameaças como a mudança climática ou a Aids".
Além disso, os cientistas reclamam de que algumas áreas, como a ecologia e a neurociência, não são elegíveis -Charles Darwin, por exemplo, jamais teria sido premiado, mesmo se tivesse vivido o suficiente. Elas poderiam ser incluídas através da expansão do escopo do Nobel de Medicina ou pela criação de novos prêmios.
Entre os autores, dois professores de Harvard: E. O. Wilson, pai da sociobiologia e o linguista Steven Pinker. Além deles, há Tim Hunt, já ganhador do Nobel de Medicina, e Lynn Margulis, criadora da teoria da endossimbiose.


Texto Anterior: EUA iniciam guerra no Senado por corte de emissões de CO2
Próximo Texto: Brasileiro é um dos heróis ambientais do ano, diz "Time"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.