São Paulo, sábado, 02 de julho de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

CHUVAS E TROVOADAS

Aviões provocam tempestades e neve perto de aeroportos

DA EFE

Um estudo publicado na revista "Science" descreve um fenômeno até então desconhecido: os aviões interferem na climatologia do entorno dos aeroportos.
Os aviões que atravessam as nuvens sobre os aeroportos causam a precipitação da água concentrada nelas, às vezes em forma líquida, apesar de estar sob temperatura de congelamento. Isso provoca chuvas e nevascas.
O efeito é facilitado pela expansão e esfriamento do ar atrás das turbinas e sobre as asas quando as nuvens estão a -10ºC ou menos. A queda de temperatura pode congelar espontaneamente as finas gotas nas nuvens, formando cristais de gelo.
Os cientistas dizem que não é provável que esse fenômeno afete o clima global, mas, como muitos dos grandes aeroportos possuem uma camada de nuvens baixas durante o inverno, isso poderia aumentar a necessidade de retirar o gelo dos aviões com mais frequência no futuro.


Texto Anterior: 'Passarinha' trai por causa de genes herdados do pai
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.