São Paulo, quarta-feira, 02 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEDICINA

Mescla da gripe aviária com a humana é fraca

DA REDAÇÃO

Um dos grandes temores a respeito da gripe do frango -o risco de uma mistura entre o vírus que causa a doença e o vírus da gripe humana comum, o que facilitaria muito a transmissão entre pessoas- pode se revelar infundado. Pesquisadores dos CDC (Centros de Controle de Doenças) dos EUA fizeram a experiência de criar um vírus híbrido, mas ele se mostrou pouco apto a se dispersar.
No teste, eles criaram um vírus que tinha as proteínas externas do da gripe aviária (o H5N1) e as internas do H3N2 (o tipo mais comum da gripe humana). Inocularam furões (parentes da doninha) com a mescla e os deixaram em gaiolas adjacentes para observar a transmissão.
Normalmente, o H3N2 passa facilmente de gaiola para gaiola, mas a transmissão do novo vírus foi fraca, e ele também causava sintomas leves, informa a revista "New Scientist".


Texto Anterior: Corte seletivo alimenta desmatamento
Próximo Texto: Cara a cara com o gigante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.