UOL


São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2003

Texto Anterior | Índice

ENERGIA

Estudo é de universidade sueca

Projeção vê colapso do petróleo após 2010

DO "INDEPENDENT"

As reservas de petróleo e gás natural se encaminham para um colapso de produção em algum momento entre 2010 e 2020, deixando de atender a demanda por serem 80% menores do que se pensava, diz uma nova projeção.
A análise foi apresentada pela Universidade de Uppsala (Suécia). Ela sugere que os estoques de petróleo alcançarão um pico logo após 2010. Isso faria os preços dispararem, com consequências econômicas desastrosas.
Kjell Aleklett, da equipe de geólogos que fez a projeção, disse que são "completamente irrealistas" as estimativas anteriores de que as reservas somem 18 trilhões de barris de petróleo e de gás natural, dos quais só 1 trilhão teria sido consumido até agora. Ao lado de Anders Sivertsson e Colin Campbell, ele disse à revista de divulgação "New Scientist" calcular que restem só 3,5 trilhões de barris.
Comentando o estudo, James McKenzie, do World Resources Institute, afirmou: "Não ficaremos sem petróleo, mas o que acontecerá é que a produção decairá, e aí é que o bicho vai pegar".


Texto Anterior: Biotecnologia: Argentina faz vaca clonada transgênica
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.