São Paulo, sexta-feira, 02 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mamífero planador é "irmão" dos primatas

Ordens se separaram há 79,6 milhões de anos

Norman Lim/Universidade Nacional de Cingapura
Colugo-malaio (Galeopterus variegatus) plana entre árvores


DA REPORTAGEM LOCAL

Ele é um bicho tão misterioso que dois dos seus três nomes populares estão errados. Mas uma detalhada comparação do seu material genético com o de outros mamíferos indicou que o colugo é o animal mais próximo do homem e seus "parentes" da ordem primata.
Os colugos vivem em árvores no Sudeste Asiático. Têm cerca de 40 cm de comprimento. Sua característica mais notável é uma membrana entre as patas que lhes permite planar com facilidade entre as árvores.
Um dos seus nomes errados é "lêmure-voador"; nem ele é um lêmure, que é um autêntico primata, nem é capaz de voar, apenas de planar. O outro nome errado é "galeopiteco"; a palavra "piteco" vem do grego para "macaco", algo que o colugo certamente não é.
Mas o seu DNA não nega a proximidade, segundo estudo feito por uma equipe internacional de pesquisadores, tendo como primeiro autor Jan Janecka e como líder do grupo William Murphy, da Universidade A&M do Texas, EUA.
Como o genoma -a totalidade do material genético- do colugo não foi seqüenciado, a equipe usou apenas alguns trechos mais significativos. Foram estudadas mutações raras conhecidas como "indels".
O objetivo era definir a relação entre três "ordens" próximas da classificação biológica -a Primata, a Dermoptera (à qual pertencem os colugos) e a Scadentia (dos musaranhos-arborícolas). Também foi analisado o DNA de mamíferos mais distantes, como os roedores.
A análise indicou que primatas e colugos compartilham sete "indels", contra apenas um mostrando afinidade entre primatas e a ordem Scadentia.
Para confirmar os dados, eles também examinaram 19 fragmentos de genes das duas únicas espécies de colugos, duas de musaranhos-arborícolas e seis de primatas.
Os resultados permitiram montar uma "árvore" da evolução desses animais. As três ordens teriam surgido como um grupo distinto há 87,9 milhões de anos. Há cerca de 86,2 milhões de anos a ordem Scadentia se diferenciou. E 79,6 milhões de anos atrás houve a separação entre os primatas e a ordem dos colugos.
(RICARDO BONALUME NETO)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Memória: Morre Orgel, pai da teoria do mundo de RNA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.