São Paulo, quarta-feira, 03 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Índice

saiba mais

Região foi mar e ligava país à África

DA REDAÇÃO

Os mesossauros, répteis marinhos cujos fósseis abundam no interior de São Paulo, já foram estrelas da geologia. Eles foram uma evidência decisiva da ligação entre a África e a América do Sul há 280 milhões de anos, que baseou a teoria da deriva continental e da tectônica.
Os mesossauros, dos quais existem três espécies no país, são encontrados tanto no Brasil quanto em rochas da mesma idade na África.
No Permiano, período geológico em que esses pequenos animais viveram, as terras emersas do globo estavam unidas num só continente, a Pangéia (do grego, "todas as terras").
O sul de São Paulo e partes do Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul faziam parte de um mar quente e raso, que os geólogos chamam de mar do Irati. Nesse tipo de ambiente ocorre a deposição de carbonatos, que vão virar rocha calcária depois. (CA)


Texto Anterior: Outro lado: "Se não tirarem eu vou moer", diz proprietário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.