São Paulo, sábado, 03 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta coragem para os países ricos, diz Lula

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os países ricos não estão levando a sério a questão do ambiente. "O mundo rico está cansado de assinar protocolo" e não cumprir as metas de redução da emissão de gases na atmosfera por não ter "coragem de enfrentar as indústrias poluidoras", disse Lula ontem em visita a Campinas (SP).
Para o presidente, "o governo americano, o governo francês e o governo inglês estão preocupados e, no Brasil, nesses últimos dois anos, nós diminuímos o desmatamento da Amazônia em 52%. É preciso eles [países desenvolvidos] cuidarem do terreiro deles também", afirmou.
Em entrevista à Folha, a ministra do Meio Ambiente Marina Silva fez eco às declarações de Lula no interior de São Paulo.
"A mitigação e a adaptação às mudanças do clima precisam ser feitas de forma global. É preciso que os países parem de fazer o jogo do empurra-empurra. Aqueles que já fazem algo, como o Brasil, precisam fazer mais, os que não fazem nada devem se sentir constrangidos eticamente a fazer", afirmou.
A ministra admitiu ter ficado preocupada com os resultados apresentados ontem pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), na cidade de Paris.
"Todos nós estamos preocupados. As informações exibem um cenário muito difícil. Mesmo tomando as medidas existe a previsão de que o aquecimento poderá continuar por séculos. Temos agora a confirmação de que o que está acontecendo é resultado das intervenções humanas no ambiente."
(MAURÍCIO SIMIONATO E EDUARDO GERAQUE)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Opinião: O nascimento do Homo planetaris
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.