São Paulo, segunda-feira, 03 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ASTRONOMIA
Efeito explica manchas solares
Sol tem velocidades diferentes de rotação

da Reportagem Local

Usando dados coletados pela sonda espacial Soho e por seis observatórios solares da Terra, cientistas da Universidade de Stanford, nos EUA, identificaram duas faixas de gás no interior do Sol que aumentam e diminuem de velocidade de forma oposta, mas sincronizada.
À medida que o Sol gira sobre seu eixo, uma faixa de gás acelera, enquanto a outra diminui sua velocidade. Cientistas estavam sem saber explicar o fenômeno, que ocorre regularmente em ciclos de 16 meses.
"É algo completamente inesperado", disse Jesper Jou, físico da Universidade de Stanford.
No trabalho, publicado na revista "Science", Schou explicou que essas incomuns, mas previsíveis mudanças na velocidade de rotação somente ocorrem em torno de uma secção do Sol conhecida como interface.
Localizada cerca de 216 mil quilômetros abaixo da superfície do Sol, a interface separa o Sol em duas regiões principais: a zona radiativa, que inclui o centro gerador de energia, e a zona de convecção, próxima da superfície.
Pesquisadores dizem acreditar que a interface pode ser a fonte de campos magnéticos que produzem as explosões e ventos solares e criam manchas solares que aparecem e desaparecem durante o ciclo de 11 anos.
Ninguém sabe como os enormes campos magnéticos do Sol são gerados, ou por que eles revertem a polaridade do positivo para o negativo a cada 11 anos.
Mas a descoberta de que a área ao redor da interface varia sua rotação de modo regular pode ajudar na solução do mistério.
A descoberta de que o interior do Sol gira a velocidades diferentes em diferentes latitudes é consistente com estudos anteriores que mostraram que a superfície do Sol também gira a diferentes velocidades.
Por exemplo, no equador, a superfície do Sol leva em torno de 25 dias para girar sobre o seu eixo, mas nos pólos, ela leva 33 dias.


Texto Anterior: Medicina: Técnica torna anticorpo mais eficaz
Próximo Texto: Espaço: Nasa testa protótipo para estação espacial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.