UOL


São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2003

Texto Anterior | Índice

BIOTECNOLOGIA

Nova bactéria é arma contra poluição do solo
Pesquisadores descobriram nos EUA uma bactéria que transforma poluentes nocivos em substâncias inofensivas.
O micróbio, denominado BAV1, consegue remover do ambiente o dicloroeteno, uma toxina poderosa, e o cancerígeno cloreto de vinila. As substâncias derivam de solventes orgânicos comuns na indústria, uma dor-de-cabeça rotineira quando se fala em poluição de solo e lençóis freáticos.
A BAV1 foi descoberta pela equipe do bioquímico alemão Frank Löffler, pesquisador do Instituto Tecnológico da Geórgia. A pesquisa foi publicada na edição de hoje da revista "Nature" (www.nature.com).
No Brasil, o dicloroeteno e o cloreto de vinila estiveram relacionados a um caso de contaminação na Vila Carioca, zona sul de São Paulo, em 2002. O solo foi poluído pelo solvente tetracloroeteno, utilizado para limpar reservatórios de gasolina da Shell na região.
O solvente atingiu um poço de água para consumo humano, próximo à empresa. No subterrâneo, o tetracloroeteno produz os dois poluentes combatidos pela BAV1. A área ainda é considerada contaminada. (MARCUS VINICIUS MARINHO, DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Panorâmica - Medicina: Células-tronco tiradas de embrião humano curam paralisia em teste com ratos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.