São Paulo, sábado, 03 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paz em Sumatra coloca em risco os orangotangos

DA REDAÇÃO

Depois das conseqüências devastadoras do tsunami e do fim de uma guerra separatista, a província indonésia de Aceh, na ilha de Sumatra, finalmente está passando por um período de reconstrução. Boa notícia? Não para os orangotangos da região, que podem ser empurrados para a extinção pelo processo, avaliam primatologistas como Ian Singleton.
"É uma faca de dois gumes", resume o pesquisador. "Com a paz, os orangotangos podem ser varridos do mapa." Segundo ele, a culpa é de uma combinação entre desmatamento ilegal e legal, ambos ligados à reconstrução e à necessidade de exportar madeira.
"Os orangotangos são muito sensíveis a mudanças", afirma Singleton. De acordo com o pesquisador, as autoridades indonésias estão cientes do problema e falam em controlá-lo. Mas há uma grande diferença entre os planos no papel e o que acontece na prática. "Há uma enorme pressão para enriquecer rápido, o que não é bom", avalia o cientista.


Texto Anterior: Grande primata pode sumir, alerta atlas
Próximo Texto: Panorâmica - Espaço: Hubble adota funcionamento "econômico"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.