UOL


São Paulo, quarta-feira, 03 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Índice

União Européia deve descumprir meta do tratado

DA REUTERS

Treze dos 15 países da União Européia devem deixar de cumprir as metas do Protocolo de Kyoto de cortes de gases responsáveis pela mudança climática global.
"A não ser que algo seja feito, a UE como um todo e a maioria de seus Estados-membros vão descumprir suas metas de emissões de Kyoto", disse a comissária de Ambiente da UE, Margot Wallström, ao apresentar dados sobre as emissões cobertas pelo tratado da ONU.
As emissões européias caíram 2,3% desde o ano-base, 1990, mas a tendência é de crescimento. O bloco como um todo deve ficar aquém da meta acordada em 1997, uma redução de 8% no período entre 2008 e 2012.
Se não forem adotadas medidas novas, as emissões da UE ficarão somente 0,5% abaixo dos níveis de 1990, disse Wallström. Mesmo que os Estados europeus cumpram todas as medidas que haviam anunciado, ainda assim a queda nas emissões será insuficiente (7,2% abaixo dos níveis de 1990).
Somente Reino Unido e Suécia estão no rumo de cumprir suas metas individuais. Os piores desempenhos são os da Espanha (30% acima da meta) e da Áustria, da Bélgica e da Irlanda (todos com mais de 20% de estouro).


Texto Anterior: Brasil condena posição russa sobre Kyoto
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.