São Paulo, quinta-feira, 04 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

Fotos Nasa/JPL
Ilustração de sonda que traria amostra de Marte em órbita montada no solo e enviando o que recolheu para o espaço e acondicionando as amostras para seu retorno à Terra


ESPAÇO

Nasa sonha em trazer amostras de Marte
Na esteira do sucesso de seus Mars Exploration Rovers, que conseguiram comprovar a presença e a abundância de água líquida no passado de Marte, a Nasa divulgou ontem imagens de seus planos para trazer amostras do planeta vermelho -o teste definitivo para a existência, atual ou antiga, de vida por lá.
De acordo com o site do Laboratório de Propulsão a Jato da agência espacial americana (www.jpl.nasa.gov), a missão poderia partir em 2013. A idéia é criar um sistema multifacetado, montado numa sonda não-tripulada.
A missão envolveria a chegada do sistema todo à órbita marciana. Um módulo de retorno, então, ficaria esperando no espaço, enquanto outros instrumentos pousariam e recolheriam amostras de solo em Marte -fase mais difícil.
Finalmente, a amostra seria mandada de volta à órbita e acondicionada no módulo de retorno à Terra. Antes de tudo isso, outras missões de reconhecimento devem ocorrer. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Neurociência: Dormir ajuda memória, diz estudo
Próximo Texto: Biotecnologia: Universidade dos EUA cria células-tronco "grátis"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.