São Paulo, terça-feira, 04 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÂNCER

Equipe confirma ligação genética entre tumores de próstata e de mama ou ovário
Um novo estudo confirma que o risco de tumor de próstata pode ser significativamente elevado em homens que têm na família a forma hereditária de câncer de mama ou de ovário. A pesquisa foi realizada nos EUA, pelo Memorial Sloan-Kettering Cancer Center.
O estudo mostra que o risco aumenta de 3 a 5 vezes nos casos em que o paciente pertence a uma família portadora de mutações nos genes BRCA. "Embora já se suspeitasse da associação entre o câncer hereditário de mama e o câncer de próstata, esse é o primeiro estudo desse tipo a confirmar tal elo", disse num comunicado à imprensa Kenneth Offit, do serviço de genética clínica do Sloan-Kettering.
O artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista especializada "Clinical Cancer Research". Foram examinadas amostras de DNA de 251 homens da Europa Oriental com câncer de próstata. Seu sangue foi testado em busca de mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 e em seguida comparado com o de 1.472 homens saudáveis. Os pesquisadores determinaram que o elo mais comum é o gene BRCA2.
(DA REDAÇÃO)