UOL


São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2003

Texto Anterior | Índice

QUÍMICA

Novo composto purifica combustível e pode ajudar a combater poluição do ar
Cientistas americanos desenvolveram uma espécie de "peneira molecular" que funciona como um filtro para combustíveis. O material barra compostos de enxofre, contaminantes usuais de gasolina e óleo diesel que podem se tornar fontes de poluição do ar se sofrerem combustão em um motor.
A substância "absorvente de poluição" foi desenhada e sintetizada pela equipe do americano Ralph Yang, pesquisador da Universidade de Michigan. Ela é feita de um composto de alumínio e silício com íons de prata e cobre, estes últimos responsáveis pela ligação com os derivados de enxofre.
O resultado da pesquisa foi publicado na edição de hoje da Science (www.sciencemag.org). Segundo Yang, 60, o único método tão eficiente quanto esse para purificar combustíveis envolve reações caras, feitas em temperaturas (cerca de 320C) e pressões elevadas. "O nosso processo é substancialmente mais barato e seguro, e é usado a temperatura ambiente", disse o cientista à Folha.
Existem outros "filtros" para combustível parecidos, mas o novo composto é cerca de 40 vezes mais eficiente que o melhor concorrente. Agora, o cientista trabalha numa versão comercial. (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: O grande avô
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.